
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não viajará aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump nesta segunda-feira (20) porque não foi convidado para o evento. O governo brasileiro, em respeito à diplomacia, será representado, na cerimônia, pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.
O nome de Lula não consta na lista de líderes mundiais convidados que tem Javier Milei, presidente da Argentina, e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. Os presidentes da China, Xi Jinping, e Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, também foram convidados, mas recusaram o convite.
Por outro lado, 21 deputados federais de oposição ao governo brasileiro irão assistir de perto a formalização da volta de Trump ao poder. Os parlamentares afirma que representarão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na posse, impedido de viajar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024.
Bolsonaro chegou a solicitar autorização ao STF para comparecer à posse, mas seu pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, após parecer contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apontou que a viagem não “acudiria a algum interesse vital” do ex-presidente “capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída” dele do país.
Moraes ainda destacou a “possibilidade de fuga” de Bolsonaro para “se furtar à aplicação da lei penal”.
Fonte: Bocao news