
Foto: Divulgação | Justiça Eleitoral
A Bahia lidera o número de candidaturas sem votos, segundo levantamento do TSE, com ao menos 268 candidatos sem apoio registrado nas urnas.
Um levantamento feito pelo portal Metrópoles, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na segunda-feira (7), revelou que mais de 1,6 mil candidatos ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2024 não receberam sequer um voto. Dentre esses candidatos, a Bahia aparece como o estado com o maior número de postulantes sem votos, com 268 candidaturas nessa situação.
Os estados de São Paulo e Minas Gerais também se destacam na lista, com 214 e 193 candidatos sem votos, respectivamente. No que diz respeito ao gênero, o levantamento apontou um equilíbrio, com 843 homens e 802 mulheres que não registraram qualquer voto nas urnas.
Suplência mesmo sem votos
Apesar de não terem recebido nenhum voto, mais de 400 candidatos conseguiram garantir uma posição como suplente. Embora os suplentes possam teoricamente assumir o cargo em caso de ausência do titular (como em situações de morte ou licença para assumir outro posto), a legislação eleitoral exige que, para ocupar um cargo no Legislativo, os candidatos atinjam pelo menos 10% do quociente eleitoral para terem direito ao mandato.
Possível uso de candidaturas laranjas
Embora o fenômeno de não receber votos não seja ilegal, ele levanta questionamentos sobre o uso de candidaturas laranjas. Em eleições anteriores, o fato de um candidato não votar nem mesmo em si, aliado a um grande volume de receitas de campanha, foi considerado indício de candidaturas falsas criadas apenas para atingir cotas de gênero ou outras metas partidárias.
Fonte: suacidadeemrevista.