
Em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês destinado à realização da campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) preparou um cronograma de ações. Trazendo como lema “Se precisar, peça ajuda!”, iniciativa acontece durante às manhãs nas Unidades de Saúde da Família (USF) através da Atenção Básica, porta de entrada para todos os serviços de saúde do município.
O suicídio é uma triste realidade que afeta todas as nações, causando profundos prejuízos à sociedade. De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, aproximadamente de 14 mil casos de suicídios são registrados por ano, o que equivale a uma média de 38 pessoas tirando suas próprias vidas diariamente.
Para a secretária de Saúde, Laína Passos, o Setembro Amarelo é uma oportunidade vital para lembrar a importância da conscientização sobre saúde mental. “Promover apoio às pessoas que enfrentam dificuldades emocionais faz parte dos serviços mais essenciais prestados pela saúde publica de Alagoinhas. Nós, enquanto Prefeitura Municipal estamos sempre lutando para garantir a promoção de um ambiente onde todos se sintam à vontade para pedir ajuda quando necessário”, concluiu a gestora.
Confira a programação das atividades educativas:
Fonte:SECOM