
Divulgação
A Polícia Federal deflagrou a Operação Barganha na manhã desta terça-feira (26), para investigar fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos da Prefeitura de Ilhéus, envolvendo mais de R$ 45 milhões. Entre os alvos estão o prefeito Mário Alexandre, o ex-secretário Bento Lima, candidato apoiado pelo prefeito, e o ex-procurador Jefferson Domingues.
As investigações revelam um esquema de propina entre empresários e agentes públicos, onde as empresas eram favorecidas antes mesmo das licitações. Além disso, foram detectados superfaturamentos, fraudes documentais e lavagem de dinheiro.
Os desvios ocorreram em áreas como saúde, educação e limpeza urbana, com contratos irregulares que resultaram em enriquecimento ilícito. A operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão em cidades como Salvador, Itabuna e Lauro de Freitas. Segundo a PF, o esquema envolvia propina para garantir contratos, como o de coleta de lixo, em que empresários custearam gastos pessoais do prefeito, incluindo a compra de um carro para sua esposa.
O prefeito e os investigados ainda não se pronunciaram.
Fonte: tvs1