
O senador Jorge Kajuru (PSB) disse que estuda apresentar um projeto para proibir militares da ativa no comando de ministérios a partir de 2025 e barrar que se candidatem na eleição de 2024. A declaração foi feita durante reunião com o ministro da Defesa José Múcio e foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.
Kajuru é o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita a atuação de militares da ativa em cargos políticos. A expectativa é que o texto seja votado no Senado até o fim deste mês e depois siga para a Câmara dos Deputados. Integrantes do Palácio do Planalto e da articulação política resistem a alterações na PEC.
Com objetivo de evitar confronto com os contrários às restrições, Kajuru pretende conversar com outros integrantes do governo, entre eles Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, que faz a articulação política para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O processo de elaboração da PEC levou cinco meses para ser concluído pelos ministros do governo, que foi apresentado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT).