
A aprovação de novas audiências públicas e o balanço da sessão itinerante, realizada no dia 11 de agosto em Alagoinhas, movimentaram nesta terça-feira (22) a 11ª reunião ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia. Logo na abertura dos trabalhos, o vice-presidente do colegiado, deputado José de Arimateia (Republicanos), convidou a deputada Ludmilla Fiscina (PV) para apresentar o relatório sobre o diagnóstico do Hospital Regional Dantas Bião, que deverá ser encaminhado às autoridades públicas do Estado.
A deputada agradeceu a presença dos parlamentares Alex da Piatã (PSD), presidente da comissão, e também do deputado do Republicanos, considerando que a sessão foi muito proveitosa, pois contou com a participação da população, de prefeitos da região e representantes de várias organizações da área de saúde. “Conseguimos, junto com o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Sesab, Roberta Santana, garantir a construção de um novo hospital regional maior no município, devendo acontecer nesses seis meses todo o processo licitatório. E já avançamos nesse sentido, porque nos reunimos com dirigentes de CAPs, Policlínica e secretários municipais de saúde para fortalecer a atenção básica”, revelou.
Ludmilla destacou ainda que foi formado um Grupo de Trabalho, que deve se reunir de 15 em 15 dias, para agilizar as demandas levantadas e falou também sobre a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que será implantada no novo HRDB. Ela ressaltou a parceria entre Estado, municípios e o Governo Federal que está permitindo a construção de um novo hospital materno-infantil em Alagoinhas, com 90 % das obras já concluídas, devendo ser inaugurado brevemente pelo prefeito Joaquim Neto, o senador Otto Alencar e o chefe do Executivo estadual. A deputada também relatou outra demanda surgida na sessão itinerante, a exemplo do fortalecimento do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).
Antes de encerrar a reunião, o deputado Arimateia colocou em votação e aprovou a realização de uma audiência pública, proposta pela deputada Ludmilla Fiscina, para discutir sobre os Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais na Estratégia de Saúde da Família. O vice-presidente do colegiado sugeriu e também aprovou uma audiência pública para debater a Importância da Optometria na Saúde Pública. Os dois eventos ainda não têm data definida.
A audiência pública sobre o Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio com Foco na Depressão à Pessoa Idosa – foi confirmada para o dia 19 de setembro. Arimateia comunicou ainda que foi transferida, para o dia 24 de setembro, a audiência pública, solicitada pelo deputado Alex da Piatã, sobre os Desafios para a Implantação do Piso de Enfermagem. Além dos parlamentares citados, participaram da reunião da Comissão de Saúde e Saneamento os deputados Hassan (PP), Jordávio Ramos (PSDB) e Ricardo Rodrigues (PSD).
ALBA