
A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), uma reunião itinerante que debateu a situação do Hospital Regional Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu prefeitos, secretários, profissionais de saúde e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.
A reunião foi seguida por uma visita técnica à unidade regional de saúde que atende mais de 580 mil pessoas que moram na região. Ao longo da reunião, foram feitos relatos de dificuldades no atendimento e apontamentos de soluções para as demandas. Entre os parlamentares presentes, estiveram os deputados Alex da Piatã (PSD) e José de Arimateia (Republicanos), presidente do colegiado e vice, respectivamente, além da deputada Ludmilla Fiscina (PV), proponente do evento itinerante em sua terra natal.
Alex e Arimateia destacaram a importância de se debater as melhorias para a saúde pública na região de Alagoinhas e agradeceram a presença da comunidade local no encontro. Ambos ainda se colocaram à disposição para ajudarem na superação dos obstáculos que a unidade regional enfrenta.
A secretária de Saúde de Alagoinhas, Laína Passos, disse considerar a reunião itinerante um ato propositivo no sentido de que todos os presentes estão do mesmo lado, unidos pelo mesmo propósito. “São pessoas querem um bem maior para a região, que é a saúde de qualidade. Problemas existem em todas as esferas, mas estamos do mesmo lado para buscar soluções”, disse. A gestora da pasta ainda propôs que todos os prefeitos e secretários da área da saúde da região fossem conhecer a dinâmica de funcionamento do hospital. “É necessário entender que o que está sendo ofertado precisa de mais investimentos. Não precisa esperar o novo ficar pronto para entender que o que a gente tem pode mais e melhor. Temos potencial para fazer muito mais”, destacou.
Steleyjanes Galdino, representante do Conselho Municipal de Saúde, elogiou a mobilização em função de melhorias para o hospital. “No conselho, o usuário, o profissional e o prestador estão em condição de igualdade para debater o assunto. A fiscalização não é só para apontar problemas, mas também para facilitar o diálogo aberto e possibilitar propostas para melhorias”, afirmou.
A vereadora Juci Cardoso, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, chamou a atenção para a inquietação vivenciada pelos trabalhadores do hospital por causa de um processo seletivo que se encontra aberto. “É preciso dizer aos atuais trabalhadores se vão ter que fazer o processo ou não. Também precisa dar atenção aos relatos de assédios existentes. A fiscalização dos prestadores de serviços do hospital é outra necessidade, pois isso também se refere à qualidade do funcionamento da unidade”, elencou a legisladora em sua participação.
Além de Juci, falaram os vereadores Thor de Nina e Anderson Baqueiro, profissionais de saúde e usuários do hospital regional. Ao fim do encontro, a deputada Ludmilla Fiscina explicou que um relatório sobre o que foi discutido será elaborado e enviado à Secretaria de Saúde da Bahia para adoção de providências.
Fonte: ALBA